sexta-feira, janeiro 06, 2012

Audiência

prelúdio: não estou aqui julgando o que é bom ou ruim. posso ser infeliz em certos exemplos ao qual você pensa o contrário, mas por favor, se atente ao núcleo da história e compreenda o recado! tenho a certeza que ele serve a todos.

Segundo aurélio: au.di.ên.cia
s.f. (lat audientia) Sessão realizada por magistrados para julgarem as causas criminais. / Recepção dada por uma autoridade a pessoas que lhe pretendem falar. / Certo número de ouvintes ou espectadores.

Quando nascemos, a primeira coisa que fazemos é chamar a atenção, e descobrimos logo no primeiro choro que isso dá certo, tem bons resultados (e leite quentinho). E assim passamos nossas vidas a procura de audiência. Vivemos em torno da audiência de nossos atos, colhendo bons frutos quando a audiência é boa. E por isso o mundo é movido pela audiência.

Agora re-leia a definição da palavra e atente-se a um fato: não importa se a audiência é de coisa boa ou ruim, não é? Fazer cocô na fralda dava audiência tanto quanto falar "ba-ba-ba" apesar da mamãe não gostar de limpar as fraldas sujas.

Com isso, fazer besteira também dá audiência e logo bons resultados. Temos muitos casos disso: um bom exemplo são hackers que estragam alguma coisa, viram noticia e logo são contratados por gigantes com salários milionários. Agora, se a besteira que fizer não der audiência, ai é cadeia na certa!

Quer um outro exemplo mais próximo? Geisy Arruda! O que ela fez de inovador? nada! quem fez foi a audiência. e a audiência das coisas ruins é muito mais ágil que a audiência das coisas boas.

Não sei porquê mas temos essa tendência, a falar mais mal do que bem das coisas. Li uma vez que na média, quando gostamos de algo falamos para 2 pessoas. Quando odiamos, falamos para 7.

Então, o vírus do falar mal se propaga extremamente mais rápido do que o vírus do falar bem, Logo Geisy Arruda vira capa da Sexy, Tiririca é eleito e o Big Brother Brasil está na sua 12a. edição!

Esquecemos que temos uma terceira opção de se manifestar. O não falar! O fato de deixar de comentar sobre algo, de votar em branco, de não ver/assistir o que é (ou está tentando se tornar) audiência é a melhor manifestação.

Contadores, medidores de audiência e pesquisas não se importam se você está ou não gostando, só se importa se você está vendo ou não.

Lógico que precisamos as vezes dar uma espiada, ler algumas notícias sobre o assunto e para isso, deixe que a impressa se encarregue de fazer. E se você não gostar do que viu, por favor, faça de conta que não viu, exclua aquele assunto da sua vida e nunca mais comente! nem para dizer que você vai excluir do seu circulo de amizades o primeiro que comentar sobre.

Bem, aproveito pra comentar sobre alguns infelizes que afirmaram no Facebook que não aguentavam mais o Big Brother e iriam excluir o primeiro que colocasse um comentário sobre. EU EXCLUI O CARA, e acho q ele também deveria se excluir do universo. Pior, foi através dessa mensagem que eu descobri que ia começar (mais uma vez) o tal BBB, ou seja, se ele tivesse ficado na miúda, eu não estaria sabendo e ainda continuaríamos amigo. Se todo mundo fizer o mesmo, o negócio não vai ter audiência e logo isso deixa de existir :) Simples? É simples assim!

Faço ainda um desafio! para cada vez que você ver algo que não gostar e pensar em comentar/publicar/compartilhar você invés de compartilhar a coisa ruim, compartilhe algo que goste, seja uma banda, um artista que faz um trabalho diferente ou diga que ama alguém!

afinal: Um Deus só existe porque alguém acredita nele.

5 comentários:

Ilicilho Netto disse...

Muito Bom!!!!

Unknown disse...

Eu tenho isso como desafio: só compartilhar o que julgo que trará algo de bom, seja um sorriso, uma gargalhada, uma reflexão, uma boa emoção.
Mas nem sempre conseguimos e tu tens toda a razão. Quanto mais Ibope pra porcaria, mais proporção ela toma.
Um beijo

Lane disse...

Marcelo...mto bom o seu texto, mas acredito que todos nós temos direito de expressar opiniões.É de opiniões adversas que se constrói o mundo!!!Só acho q devemos, realmente, respeitar a opinião de cada um.
Eu achei absurda, realmente, tamanha repercussão do assunto.Mas, olha, respeito a opinião contrária, pois é desta forma que se criam novas idéias.E, falando sério, o que seria do nosso dia-a-dia sem idéias adversas às nossas???Aliás, qtas pessoas discutem até a existência de Deus???Eu discordo com elas e não posso deixar de defender algo que me faz tão bem!!!
Posso dizer que concordo com uns 60% do seu texto. rs
Um super abraço e fique com Deus.

Marcelo Augusto disse...

Lane....sim! Sou muito a favor de discutir as porcarias e boas coisas do mundo. Concordo contigo que discussões acrescentam valor.
Mas o problema é o tal botão "compartilhar" essa porcariazinha que é utilizada sem miséria, sem que pensemos no que estamos compartilhando. Simplesmente escrevemos "eu odeio isso" ou "sou contra" e compartilhamos. achamos graça de futilidades e esquecemos dos assuntos sérios.
Discutir, contrariar assim como você está fazendo é algo que tem sido cada vez mal visto porque "todos temos o direito de ter uma opnião" então, porque discutir? E pior, as pessoas se ofendem com isso, esquecem que é tão normal discordar quanto concordar.

Um beijo e obrigado pelo comentário :)

Unknown disse...

Muito bom texto. Resumiu o que pensa com propriedade. Excelente!
Belo blog... ;)