quarta-feira, agosto 27, 2008

Certo ou Errado

Sai ontem com amigos, fomos a um bar diferente, que ainda não conheciamos. O lugar é bem legal, varios ambientes, gente bonita, boa comida, um lugar super para ir bem acompanhado e dar boas risadas. Neste ambiente Curitibano, tinha a certeza da boa educação e bons costumes dos que lá se divertiam e estavam pagando por aquilo.
Estavamos num salão pequeno, fechado e sem indicações para fumantes ou não fumantes. Eis que surge fumaças e tragadores de nicotina em meio a pratos de sashimi, omeletes e comida tailandesa.

Onde está o erro ? Quem estava errado ? (Esta aberta a sessão de julgamento)

Bem, vamos partir das premissas basicas:
- Tem gente que gosta de fumar enquanto beberica, conversa e se diverte
- Tem gente que não gosta de fumaça
- Todos somos iguais, independente de religião, cor de pele e cartão de crédito.
- Cigarro faz mal para quem fuma
- Todos temos o livre arbitrio

Poxa, deveria então quem não gosta de fumaça se retirar ou quem fuma apagar o cigarro ? Ainda não podemos decidir com tão poucas provas...

Bem, vamos então partir para ignorancia! e vamos aos 10 mandamentos do catecismo católico segundo wikipédia.
Primerio mandamento... NÃO
Segundo mandamento... NÃO
Terceiro mandamento... opz.. "Guardar os domingos"... han, não era domingo :(
Quarto mandamento... NÃO
Quinto mandamento... huummm... este pode ser... "Não mataras" mas alguem estava morrendo ? Alguem poderia também mata-lo de tanta raiva por estar incomodando... NÃO
sexto mandamento... NÃO
sétimo mandamento... NÃO
Oitavo, nono, décimo... NÃO NÃO e NÃO

Os dez mandamentos Judaicos, Angelicano, Presbiteriano, Ortodoxo, Luterano.. nada... estes também não podem me ajudar ou culpar. continuamos no zero a zero, então vamos aos pecados capitais! estes sim, são porretas, afinal, somos capitalistas e não socialistas (ui !)

Vaidade, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula, Luxuria

Estranhamente, mas analisando friamente, estas tendem a condenar quem não fuma: Poderia este estar sendo vaidoso por conta da fumaça estar atrapalhando a sua "aparencia" por conta do cheiro da fumaça impregnar na roupa.... A ira também seria gerada na pessoa que não fuma, ela estava sendo incomodada e ficaria brava por conta da situação (e quem não ficaria?)

Caraca! mas será ? E as milhões de campanhas contra o fumo? e as leis que proibem as pessoas de fumarem em diversos ambientes ? Será que os pecados capitais não valem mais P.N. ? Ou falha deste autor ?

Vou lhes contar onde está a falha: egoismo

Fomos criados pela mesma Globo (plim plim), que nos ensina que "EU" é mais importante do que qualquer coisa, e aprendemos que não importa o próximo se eu estou feliz, "O Importante é ser feliz" já dizia a novela das 8.

Por isso, por conta do nosso egoismo que leis tem sido criada: proibindo pessoas de fumarem em determinados locais, sendo mais severos com os motoristas alcoolizados, até as leis de proteção ambiental, de proteção infantil, de proteção ao idoso tem que ser criadas por conta do nosso egoismo. caiu a ficha ?

Que tal começarmos a pensar no próximo ? deixarmos um pouco de lado "EU" e ver o proximo? nosso planeta tá indo pro saco por pensarmos só em nós e não pensarmos nos outros, nos nossos filhos. Se preocupe com o proximo, esteja aonde estiver ! No onibus, no carro, em casa, no shopping. Observe se estão todos bem, se você não está causando algum mal diretamente ou indiretamente.

acho q todas os dez mandamentos poderiam se resumir em um só:

"Não faça mal pra ninguem" e este ninguem também inclui você mesmo.

e finalizo com a pergunta: quem está errado ? quem está fumando ou quem não está gostando da fumaça ?