segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Where are nerds?

Um pouco nostalgico, mas na minha época não existiam geeks, existiam gurus, hackers, phreakers e crackers e afins.. verdadeiros nerds. faziamos competições de programação, onde alguem enviava um código e tinhamos que fazer mais com menos programa, melhorando e deixando-o mais "chique". Descompilavamos programas, rodava-mos OS2/Warp e SCO Unix ou Solaris em nossos 486 DX2 66Mhz. Não tinhamos dinheiro, não tinhamos recursos e o legal era fazer + com menos. E ainda conversava sobre astrofisica, quimica, mulheres, velocidade, Heavy Metal e aventuras radicais pelo mIRC ou ICQ... e entendiamos exatamente como funcionava tudo no computador, do drive de disquette à IRQ passando pela modulação/demodulação do modem (de 28.800 bps !!!!).
Hoje, no mundo "g" onde tudo roda em torno dos *G*eeks com *G*igas (sejam gigas de memórias, gigas de disco, e Ghzs de clock), o geek é o cara que usa tecnologia, gosta dela, mas mal sabe o que acontece por baixo de tudo. Os mais incrementados usam Linux, pra mostrar que são livres e odeiam a Microsoft, mas mal colocaram a mão em um código C++, e nunca leram Tanenbaum e mal fazem idéia do que seja um semáforo, uma thread ou um deadlock. No mundo "G" é o mais legal quem tem mais modernidade, quem tem Iphone, Maquina Digital de 20MegaPixel (nossa esse ainda num é giga!) e notebook sony vaio cheio de Gigas.
Os ditos "hackers" de hoje são somente usuários avançados que pegam um programa e saem rodando em todas as maquinas da internet atras de quantidade, mas não sabem descobrir uma falha, fazer engenharia reversa e explorar um código assembler, ou seja, qualidade.
Resultado disso: falta apaixonados pela computação, falta de garotos de 12/15 anos apaixonados por tecnologia.
Lembro de um garoto, conhecido na internet como "Murilo Gun" (www.gun.com.br)... que virou estrela da internet brasileira em 1997 porque tinha 13 anos e fazia paginas HTML usando o notepad. hoje, ainda o site dele existe, e pasmem... ele usa wordpress ! deve ter se tornado um geek ... (ja estava no nome *G*un hehehe). Não critico-o, fui fã dele, pela pagina legal que tinha e pela inteligencia. Com certeza hoje ele colhe frutos da inteligencia e dos feitos, e tem preocupações maiores do que fazer páginas em HTML no notepad.
Mas, é isso que falta, garotos que esfregam bits, com seus 13 anos, que façam verdadeiros estragos computacionais utilizando recursos escassos e alguns megas.